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A história por trás da marca Ray-Ban!

Quem não se lembra da atriz Audrey Hepburn desfilando no clássico “A Bonequinha de Luxo”, com um modelo icônico da marca Ray-Ban inspirado nos carros da época de 1960? Ou do piloto Maverick imortalizado por Tom Cruise em Top Gun, com o modelo Aviador de 1986?

Em 2020, a Ray-Ban completará 83 anos e tem muita história para contar. A Ótica Encanto vai te levar para uma viagem no tempo, direto para o ano de 1937 – onde o sucesso da marca começou.
Confira!

História por trás da marca

Em 1937, um Tenente da Força Aérea Americana, John MacCready realizou o pedido de óculos para proteger a visão dos pilotos durante os voos, pois muitos pilotos aéreos do exército estavam sofrendo com fortes dores de cabeça devido ao brilho do sol.

O próprio John MacCready sofreu irritações que agrediram a sua retina. Desse modo, o Tenente solicitou a uma empresa de ótica chamada Bausch & Lomb, a criação de óculos para aviação que amenizassem as dores de cabeça e as náuseas causadas nos pilotos devido ao intenso azul e a matriz branca do céu.

A empresa abraçou a causa e foi atrás de pesquisas e formas de criar óculos adequados para essas necessidades. O protótipo foi criado em 1936 conhecido como anti-brilho. Eles tinham molduras de plástico e lentes verdes que poderiam cortar o brilho do sol, sem escurecer a visão dos pilotos.

Os óculos foram remodelados com uma nova estrutura e no ano seguinte, em 1937, foram rebatizados como Ray-Ban Aviator. Nascia ali o modelo mais icônico da marca, com 150 gramas e banhada a ouro, lentes verdes, capazes de filtrar raios ultravioletas e infravermelhos.

O nome Ray-Ban foi escolhido adequadamente, pois é uma mistura de termos em inglês, que significam: Ray, de raio e Ban de banir, reduzir ou eliminar os raios de Sol.

Expansão para outros públicos

Por apresentar uma ótima qualidade, os óculos se popularizaram entre os pilotos da força aérea Americana. Inclusive, durante a Segunda Guerra Mundial o General Douglas MacArthur foi visto e fotografado nas Filipinas utilizando o Ray-Ban Aviator.

A partir disso, nos próximos anos foi possível observar o alcance da marca a outros públicos, como policiais e caçadores. Os óculos Ray-Ban não eram mais vistos apenas como um acessório de proteção, mas como um símbolo de estilo entre a sociedade.

No decorrer dos anos, a marca foi sendo aprimorada e lançou outros modelos, como é o caso do ano de 1939, onde lançou uma versão chamada Outdoorman. Projetada para pessoas envolvidas em caça, tiro e pesca, pois contava com uma barra superior para capturar o suor que escorria nos olhos.

Novos produtos Ray-Ban

A empresa desde então tem inovado cada vez mais no que diz respeito ao design e qualidade dos óculos. Ela é responsável pela produção dos seguintes modelos:
· Aviator – conhecidos até hoje como BL que faz referencia a Bausch & Lomb.
· Shooter.
· Small Metal.
· Caravan.
· Smart set.
· Gradient Silver Mirror.
· Ski & Sports Collection.
· Balorama.
· Ambermatic.
· Naturals.
· Wings.
· Clubmaster.
· Street Neat.
· DiamondHard Scratch-Protection.

A atualização de modelos e lentes não para por aí, tem novidades chegando, além das linhas lançadas recentemente como as lentes Chromance, que ajudam a controlar a luminosidade, eliminam o reflexo e deixam ainda mais nítidas as cores.

Por isso que nós da Ótica Encanto trabalhamos em parceria com a Ray-Ban, pois os benefícios para a sua visão são incomparáveis, sem contar que os óculos são maravilhosos e estilosos.